Venda de resíduos sólidos: A preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez maior na sociedade. Nas grandes indústrias a busca de recursos para reduzir os impactos ambientais tem sido constante.

Um dos maiores impactos ambientais causados pelas atividades industriais é a geração de resíduos sólidos, o que ocorre quando uma matéria-prima utilizada na produção não se converte em produto final, gerando um desperdício no processo produtivo.

Para minimizar essa ocorrência e visando reduzir os custos na produção, estão sendo aplicados, frequentemente, conceitos e ações de sustentabilidade nas empresas.

Sustentabilidade e a venda de resíduos sólidos

Existe um conceito que vem sendo utilizado na área industrial a fim de reduzir a produção desses resíduos e fazer com que as empresas se tornem mais sustentáveis, são os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir ajuda a acabar com os desperdícios e gera economia financeira. Reutilizar orienta a buscar novas utilidades para materiais que seriam descartados. E reciclar é transformar o formato físico e as características químicas de um produto para confeccionar um novo.

Além de aplicar esses três conceitos nas indústrias, é possível também trabalhar a venda de resíduos sólidos.

Se aquele material não vai ser mais útil para a empresa “X”, mas possui um valor comercial, ele pode ser vendido à empresa “Y” que poderá dar uma nova utilidade a ele. Isso irá trazer mais sustentabilidade, economia e, consequentemente, um aumento significativo na receita de ambas as empresas que participarem da negociação.

Esse processo de gerenciamento e venda dos resíduos sólidos, além de tornar as indústrias mais sustentáveis, traz vários outros benefícios, como a geração de empregos e renda às pessoas e às empresas envolvidas, seja nas indústrias de reciclagem, nas ONGs ou em organizações que prezam pelo desenvolvimento sustentável.

Como vender resíduos sólidos?

A compra e venda de resíduos sólidos está em constante expansão e representa lucro em potencial paras as empresas.

A cada dia os diretores e gerentes das grandes indústrias, vêm procurando formas de economizar na hora de descartar os resíduos adequadamente, e assim descobriram que ao vender esses materiais é possível obter lucros e aumentar sua receita.

Através dessa plataforma é possível gerar valor transformando uma sucata em matéria-prima para ser utilizada nos processos produtivos de outras indústrias, e orientar os usuários sobre a destinação correta dos resíduos.

As principais vantagens desse processo são: evitar a saturação de aterros e lixões e a poluição do meio ambiente, auxiliar no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e gerar lucro para a empresa com algo que seria inutilizado.

Outra forma de viabilizar a venda de resíduos sólidos são os leilões consultivos, que também são feitos através de negociação eletrônica e contam com consultorias especializadas e uma equipe preparada para esclarecer dúvidas.