Ouvimos sempre falar de sucata: praticamente sempre é sinônimo de itens velhos, desgastados, sem valor econômico e talvez não passíveis de reutilização. Mas, quanto você conhece das sucatas? Quais são os principais tipos de sucatas? Encontre algumas respostas aqui!

O termo “sucata” é atribuído a todo e qualquer produto, material ou restos descartados que podem ser reciclados, isto é, reutilizados para a produção de novos produtos. Assim sendo, estes produtos estão geralmente desgastados, estilhaçados e com sua forma original devastada, impedindo a sua função original de ser exercida. Por consequência, o valor desses materiais passa a estar intimamente ligado à quantidade dele, e não mais à função ou finalidade que ele tem. Essas peças metálicas – ou não – que foram inutilizadas, seja pelo excessivo uso ou pela oxidação (enferrujar), podem ser refundidas (processo em que se coloca o material num molde de formato desejado e o derrete) e assim, reutilizada em setores como o industrial, principalmente. E assim, se prova a reciclagem das sucatas.

A sucata pode ser utilizada em diversos materiais

Como dito, hoje em dia o termo “sucata” se expandiu, não sendo utilizado para denominar apenas restos metálicos. Alguns tipos de sucatas muito encontrados por aí, são:

  • Sucata de ferro;
  • Sucata de aço inox;
  • Sucata de papel;
  • Sucata de vidro;
  • Sucata de plástico;
  • Sucata de borracha;
  • Sucata de cobre.

A reutilização (reciclagem), é muito importante para a defesa do meio ambiente. Ela não só protege o sistema ambiental, como nos dá noção de valor àquilo que usamos, e muitas das vezes, descartamos sem pensar. A reciclagem desses materiais, se dá de várias formas: eles – os restos – podem servir como matéria para brinquedos, instrumentos, roupas, entre outros.

Entendendo alguns tipos de sucata e suas propriedades

A sucata de inox é uma das mais famosas. Entre os materiais metálicos, o aço inox é facilmente um dos mais utilizados. Por conta do progresso das discussões, acerca das questões sustentáveis, o componente metálico se popularizou e, consequentemente, a venda de sucatas de inox cresceu. A utilização desse tipo de sucata é vantajosa, pois em sua venda, é garantido que o material será depositado em local apropriado e se deixa de lado a necessidade de comprar, e assim, gastar mais com a confecção de novas matérias-primas. Não só o bolso sai ganhando com a reciclagem deste produto, como também o meio ambiente, uma vez que, para se produzir aço inox completamente novo, há considerável emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

A sucata de cobre é, geralmente, advinda de produtos em que o cobre sempre está presente: produtos relacionados à térmica e eletricidade, como restos de fios e cabos elétricos, motores queimados, transformadores, aquecedores, tubos de refrigeração e aquecimento, radiadores dos mais variados veículos, entre muitos outros. Achar um lugar que venda sucata de cobre não é tão complicado, uma vez que é um metal muito presente em diversos produtos.

As sucatas de ferro são compostas de restos de ferro, aço carbono, sólidos laminados, fundidos, limalhas, cavacos, chapas, partes de navios, automóveis, trilhos, entre outros. Esse material é empregado de forma vasta na construção mecânica, podendo substituir o aço: são relativamente fáceis de serem trabalhados e resistentes.
Entre as três sucatas até aqui citadas, a sucata de aço inox geralmente é a mais cara e a sucata de ferro preço, menor.

Ainda sobre tipos de sucata, há de se falar da sucata de plástico, material este muito usado no mundo atual. O produto tem alto custo-benefício e está presente aos montes, em tudo. É difícil pensar em produtos que não contenham plástico. As etapas para reutilização do plástico são simples: separação do material, coleta, transformá-lo novamente em matéria-prima e aí então, transformá-lo em um novo item. Existem muitos tipos de plásticos como o duro, o fino, garrafas PET, etc.

Além dos benefícios para o meio ambiente e para o bolso de quem recicla, não se pode esquecer que a reciclagem tem papel fundamental de gerar oportunidade de trabalho e renda. Com a coleta seletiva, catadores podem se empenhar melhor ainda no seu trabalho e acumular mais renda com seu honesto e social trabalho. Seja lá qual sucata você vai utilizar, é bom estar atento com todos os tipos existentes e saber que, não é só quem recicla que sai ganhando: o meio ambiente também agradece.